quarta-feira, 24 de novembro de 2010

ARTE NO EJA

ALGUNS TRABALHOS DE ARTE DESENVOLVIDOS POR MEUS ALUNOS DO EJA DA ESCOLA ROTARY...



























Origem significa aqui aquilo a partir do qual e através do qual uma coisa é o que é, e como é. Ao que uma coisa é como é, chamamos a sua essência. A origem de algo é a proveniência da sua essência. A pergunta pela origem da obra de arte indaga a sua proveniência essencial. Segundo a compreensão normal, a obra surge a partir da atividade do artista. Mas por meio e a partir de quê que o artista é o que é?
Através da obra; pois é pela obra que se conhece o artista como um mestre da arte. O artista é a origem da obra. A obra é a origem do artista. Nenhum é sem o outro.       
Martim Heidegger

O indizível – é aí que começa a arte. - Jean-Louis Ferrier


PINHEIRINHOS FÁCEIS DE FAZER!


Pinheirinhos, enfeites para o Natal!
Essas árvores de papel são tão bonitas quanto as que são versão origami, mas bem mais fáceis de se fazer!
Materiais:
• Compasso;
• Papel cartão (de desenho, cartolina ou um papel mais grosso que de ofício) verde;
• Tesoura;
• Espetos de churrasco;
• Cola quente;
• Carretéis de madeira;
• Contas de douradas.

PASSO 1
São vários círculos dobrados soprepostos. Use um compasso para marcar o tamanho dos círculos necessários para fazer a árvore, no papel verde escolhido. Lembre-se que o tamanho deve ir diminuindo.

PASSO 2
Dobre cada círculo ao meio 4 vezes com a ajuda de uma régua para ficar mais certinho. Cortar um furinho no meio de cada círculo.

PASSO 3
Coloque o círculo (dobrado) menor na ponta de um espeto de churrasco, como indica a figura. Passe cola no interior da dobradura, com uma pistola de cola quente, onde o papel e o palito se encontram. Segure por 10 segundos para fixar.
PASSO 4
Repita a etapa três, colando os outros círculos (do menor pro maior) embaixo do círculo de cima, o já colado. 
PASSO 5
Insira a parte inferior do palito em um carretel, marque a altura desejada, retire e corte o espeto até a altura escolhida (cortamos os nossos em 6, 9 e 10 cm), tendo em mente que a base não deve ser muito visível sob árvore. Colar o espeto e o carretel com a cola quente, segurar por uns segundo para firmar bem. Pingue uma gota de cola quente no topo do pinheiro (no topo do espeto) para fixar a continha dourada.
IDÉIA RETIRADA DA NET NO SITE:"http://www.marthastewart.com